Uma discussão muito comum que percebo a cerca da comunidade de designers é que muita gente de um tempo pra cá vem se denominando UX Designer ou UI Designer, sem saber o que de fato faz cada um desses profissionais.

De um modo simplificado, podemos dizer que em um projeto de um carro, por exemplo, a interface (também chamado de User Interface, Interface de Usuário ou apenas UI) é toda a parte “física” do veiculo; ou seja, a forma. Já a experiência (ou User Experience, UX) é o prazer que o veiculo te proporciona ao dirigi-lo; ou seja, a sua experiência de uso do veículo.

Trocando isso para a nossa realidade como web designers, na criação de um site, o UI Design é o “desenho do site” ou o conhecido mockup do site, enquanto o UX Design é toda a parte de interação e comportamento do site.

Ainda sobre UX Design, segundo o autor Unger em seu livro “A Project Guide to UX Design”, design de experiência do usuário é a criação e sincronização dos elementos que afetam a experiência dos usuários com um produto. Com isso é possível influenciar suas percepções e comportamentos.

Mas afinal, o que está dentro do que? UX faz parte do UI? Ou UI faz parte do UX?

Para responder essa pergunta, Dan Staffer criou um modelo de orbita interessante, que explica exatamente como funciona:

UX

Fonte: http://chocoladesign.com

Categorias: DesignUIUX